Para que serve o Clock no Processador
Funcionamento do Clock em um Processador
No computador para que ocorra o perfeito funcionamento nas atividades que necessitam de sincronização.
O Clock faz este ajuste, envia um sinal para sincronizar as atividades e é gerado por um cristal de quartzo que fibram milhões e até bilhões de vezes por segundo a sua precisão é absoluta.
Ciclo de ajustes na Placa Mãe
De acordo com a cada vibração do cristal é determinado a quantidade de número de ciclos de processamento, com isso todos os periféricos como: disco rígido, placa de vídeo podem trabalhar perfeitamente e simultaneamente onde tudo é coordenado pelo relógio do clock.
Como os dispositivos executam suas tarefas?
A cada pulso de clock que é gerado os dispositivos executam suas tarefas.
O pulso é uma onda quadrada ou seja ligado e desligado 0 e 1 passando de ?0? a ?1? em uma determinada taxa fixa e sendo que no ínicio de cada ciclo o sinal passa de ?0? a?1?.
A unidade de medida do ciclo é o Hertz representada pela sigla Hz, se um processador for de 600Mhz indica que a cada segundo há 600 milhões de ciclos do clock e quanto maiores os ciclos mais rápida será a velocidade do processador.
Instruções da CPU
A CPU que é a Central de Processamento Único ou Unidade Central de Processamento em que todas as instruções precisam de certo número de ciclos para que possam ser executadas.
O processador possui uma tabela que lista todos os tipos de informações e sabe quantos cliclos cada instrução vai ser executadas.
Sendo que a primeira instrução pode levar sete ciclos de clock e automaticamente no oitavo puslo a próxima instrução será executada, mas isso é algo pequeno mas só para efeito de demonstração por um processador normalmente executam milhares de instruções por segundo e com a capacidade de multitarefa esse número é bem maior.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário