domingo, 9 de agosto de 2009

Sua conexão discada está ruim?

Sem dúvida, terminar um download ou abrir as páginas dos sites no menor tempo possível, é o objetivo de todos que freqüentam a Internet, especialmente para quem usa conexão discada. Por isso é muito comum encontrarmos nos fóruns um bom número de pessoas buscando soluções que lhes permitam aumentar a velocidade de sua conexão.
O que limita a velocidade de uma conexão, como medir a velocidade real de sua conexão e o que se pode fazer para aumenta-la, são os temas deste artigo.

Qual a velocidade de sua conexão discada? – Como verá mais adiante, a velocidade de uma conexão não é constante. Assim, a velocidade da conexão informada pelo Windows no ícone que fica perto do relógio e não se altera seja qual for o site que visitar, não deve ser levada em conta. Indica – pelo que dizem – apenas a velocidade obtida no momento em que a conexão é feita e nada mais.
Para saber como anda a velocidade de sua conexão, faça uma medição on-line. Há vários sites que oferecem esse serviço. Eu recomendo o SpeedStat do site do Modem Clube, ou o do site A Beltronica. Escolha um e passe a usar sempre ele quando quiser saber a que velocidade está conectado.
O que limita a velocidade – Quando você digita o endereço de um site para que sua página seja visualizada no monitor, seu computador envia ao servidor esse pedido, em forma de bytes. E quando seu pedido é atendido, é um outro computador que está enviando os comandos existentes na página para seu computador, de forma que ela seja “aberta” em seu monitor. Naturalmente, quanto maior a quantidade de bytes que puderem ser enviados e recebidos de uma só vez, mas rapidamente a página será aberta. Essa comunicação entre os dois computadores é feita como se existisse um “cano” entre as duas. E a quantidade de bytes que podem ser enviados/recebidas de uma só vez, depende do diâmetro desse cano. É o que chamamos de “largura de banda”.
Quando inventaram de usar a linha telefônica para a transmissão de dados, visando a comunicação entre computadores, os primeiros modems operavam a baixa velocidade que, durante algum tempo não passava de 9.600 kbps. Seus circuitos foram sendo aperfeiçoados visando aumento nessa velocidade. Porém, a largura da banda necessária para a transmissão da voz – que afinal é a finalidade original e principal de uma linha telefônica – é relativamente pequena. E a velocidade máxima que permite na transmissão de dados é de 56kbps.
Naturalmente, fornecer uma linha com maior largura de banda, exige mais recursos da central telefônica, o que explica o porque desse serviço ser cobrado separadamente.
Primeira conclusão: Não existem programas nem qualquer truque que faça uma conexão discada alcançar velocidade maior que 56kbps. Esse é o limite máximo permitido pela largura da banda e também a máxima velocidade que pode ser alcançada pelo circuito do próprio modem.
Porque minha conexão não chega aos 56kbps? – Lembre—se: a Internet não é um único computador, com um HD gigantesco, onde todos os sites ficam hospedados. É uma rede de computadores. Quando você pede para entrar num site, seu pedido vai para o computador do seu servidor e de lá nem sempre vai direto para o computador onde está hospedado o site. Normalmente para chegar ao destino, os bytes que seu computador envia passam por inúmeros outros computadores. Ou seja, são quilômetros de fios que ele vai percorrer até chegar ao computador onde o site está hospedado. Esse percurso introduz perdas que tornam na prática impossível alcançar a velocidade máxima.
Outros motivos – Um processador é incapaz de executar duas tarefas ao mesmo tempo. É verdade que você pode, por exemplo, ouvir uma música executada pelo Windows Media Player e, ao mesmo tempo, escrever um texto no Word. Até parece que as duas coisas estão sendo feitas ao mesmo tempo, mas não é verdade. O que o processador faz – em linguagem simples – é dedicar alguns instantes à tarefa realizada pelo WMP, interromper, cuidar por outro breve instante ao Word e assim sucessivamente. Como ele é extremamente rápido, as interrupções não são percebidas.
Quando você acessa um site, o servidor onde ele está hospedado envia para seu computador os dados referentes à página que você pediu para abrir. Se só você estiver visitando esse site naquele momento, o computador irá dedicar todo seu tempo a você, e a página será aberta mais rapidamente. Porém, quando há outras pessoas visitando o mesmo site, o processador do servidor – que como dissemos – não consegue executar duas tarefas ao mesmo tempo, irá enviar pequenos blocos de dados para cada um, numa espécie de rodízio, o que fará que a demora para completar a página seja maior. Ou seja, a velocidade da conexão com um site, num dado momento, depende também do número de visitantes que o site esteja recebendo.
Resumindo: Quando se navega na Internet, a conexão não tem uma velocidade fixa. Ela vai depender da qualidade de sua conexão ao servidor, do número de usuários do seu servidor conectados naquela hora, da qualidade do servidor que hospeda o site que está visitando e até do número de visitas que aquele site esteja recebendo no momento. Por isso, é absolutamente normal que você consiga num dia fazer um download com uma determinada velocidade, e amanhã ou até algumas horas depois, no mesmo site, conseguir velocidade maior ou menor.
O que fazer para obter a máxima velocidade possível? – Na prática, considera-se que, obtendo-se com uma conexão discada uma velocidade entre uns 46 e 52 kbps, devemos nos dar por satisfeitos. Se a velocidade de sua conexão estiver abaixo dos valores citados, faça o seguinte:
Coloque um aparelho telefônico comum na tomada que usa para ligar o modem, levante o fone do gancho e verifique se há algum tipo de interferência (roncos, chiados ou qualquer outro barulho) na linha. Se houve, faça uma verificação geral em sua instalação. Emendas, principalmente quando feitas apenas torcendo um fio no outro, com o tempo ficam oxidadas. Se a emenda estiver ao ar livre, mesmo protegida com fita isolante, com o tempo é atingida pela umidade provocada pelas chuvas e causam esse tipo de problemas. Um problema numa das extensões, pode provocar essas interferências em todas as outras.
Se o sinal de linha estiver “limpo”, ou se nenhum problema for encontrado na instalação interna, entre em contato com a empresa de telefonia que o atende e apresente o problema. Ela é responsável pela qualidade da linha até a entrada de sua casa e enviará um técnico para a devida inspeção.
Há inúmeros servidores que oferecem conexão gratuita. Experimente mudar de provedor para ver se o problema desaparece.
E, em último caso, arranje um outro modem – pode ser emprestado – pois sempre há a possibilidade de que o problema esteja no próprio modem.
Se nada disso resolver, ainda lhe resta uma solução: usar um Acelerador. Como você deve saber, o que provoca a demora na abertura de uma página, são as imagens, pois para serem visualizadas elas são baixadas para seu HD onde são salvas em arquivos temporários. Quanto maior sua qualidade, maior será a demora. O que os Aceleradores fazem (pelo menos os que não são fajutos) é baixar as imagens com qualidade menor. Alguns possuem até um controle com o qual você pode ajustar a qualidade para o nível que desejar e que permite até que as páginas sejam abertas só com os textos. Sei que há aplicativos com esse recurso, além de provedores gratuitos que os oferecem. Nunca testei nenhum, mas pode ser um recurso válido, dependendo do seu objetivo ao navegar pela Internet.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO